• Mensurar Júnior

O que é o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica?

Fez o ENEM recentemente e está decidindo em qual curso ingressar ou já ouviu falar sobre agrimensura e não sabe o que significa? Então esse artigo é feito para você.


A Engenharia de Agrimensura e Cartográfica tem como intuito o estudo geral e preciso do leito terrestre e marítimo, e por esse motivo é uma das áreas que vem crescendo muito nos últimos anos e que, de certo, nunca deixará de crescer, pois sempre haverá terras para medir e lugares para mapear em todo o planeta.


Em resumo, o engenheiro agrimensor e cartógrafo faz a medição de locais para que recebam uma construção futuramente sem correr o risco da mesma desabar e, também, faz esse mapeamento do terreno para a regularização geral do imóvel, sejam eles urbanos ou rurais. Como esse curso carrega consigo a cartografia, esse engenheiro também pode atuar elaborando diversos tipos de mapas que contenham alguma informação geográfica para ser usada como complementação de estudos, como por exemplo os mapas temáticos.


Mas a profissão não se resume somente a esses dois pontos. Afinal, o que um Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo faz além de medir terreno e fazer mapa?


Durante a graduação, o engenheiro agrimensor possui disciplinas mais comuns de engenharia, como cálculo e física, e disciplinas específicas para a modelagem e representação da superfície terrestre. Na sua ementa curricular, o curso geralmente possui os seguintes componentes:


Cartografias


É dentro dela que você aprende a elaborar e desenvolver cartas e mapas referentes às mais diversas áreas e temas. Essa representação pode ser feita tanto para mostrar o âmbito terrestre quanto o náutico e aeronáutico. Dentro dessa disciplina você aprenderá a diferença entre os tipos de projeções e representações existentes e como aplicá-las em cada um dos casos existentes e, é claro, como fazer um mapa do zero.


Levantamentos topográficos


É nessa disciplina que você aprende a mapear a superfície terrestre. Ela é dividida entre Levantamento Topográfico Planimétrico: Que é utilizado para fazer medições planas de um terreno e o Levantamento Topográfico Planialtimétrico: Que utiliza tanto da superfície plana quanto da variação da altitude dessa superfície, é utilizado para elaborar as curvas de nível. Através do Desenho Topográfico, você consegue emitir os produtos oriundos dessa medição e transformá-lo em uma planta topográfica que, futuramente, será impressa e entregue ao seu cliente.

Dentro desses levantamentos, podemos também encontrar a Batimetria, ou Levantamento Batimétrico, que é responsável pelo mapeamento do leito marítimo para implantação de dutos de petróleo, por exemplo.


Geoprocessamento


É o processamento de dados georreferenciados (um ponto referenciado, por meio de coordenadas, na malha terrestre). Nele são utilizadas diversas técnicas e softwares para a coleta, leitura, manipulação e/ou análise das informações geográficas de uma área de interesse.


Divisão e demarcação de terras (Peritagem)


Nessa disciplina você aprende os tipos de divisões/demarcações de terrenos. Essa área é essencial em processos de usucapião e desmembramentos de terrenos, pois é através dela que você afere com precisão qual parte do terreno é de cada pessoa interessada no processo.


Sensoriamento Remoto


É uma área, aplicada na fotogrametria, responsável por coletar informações precisas de um determinado local, objeto ou fenômeno terrestre. É uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre através da captação e registro da energia refletida/emitida pela superfície sem que haja contato físico entre o sensor e a superfície estudada.


Projeto geométrico de estradas


Como o próprio nome diz, você estuda as características geométricas de um traçado a fim de projetar uma via sobre ela da forma mais segura possível. Essa área está diretamente ligada ao levantamento topográfico, hidrologia e geologia, pois é com o auxílio dessas áreas que você conseguirá obter o melhor entendimento possível do lugar de interesse.


Avaliações e Perícias


Essa é uma das disciplinas que você não deve imaginar que irá aprender quando entrar no curso. Ela faz uma análise e estuda dados obtidos referentes aos imóveis, urbanos e/ou rurais, de uma determinada região de interesse. Esses dados são referente ao preço de aquisição de imóveis em uma determinada região, por exemplo.


Conta também com outras disciplinas, que você pode encontrar mais sobre em nosso blog, como: Geodésia, Fotogrametria e Sistema de Informações Geográficas (SIG) e muitas outras. Já viu que essa profissão te dá a possibilidade de trabalhar com diversas áreas né? O que não falta é emprego nessa profissão.


Por se tratar de um curso de engenharia, o tempo mínimo de conclusão do curso é de 5 anos (10 períodos na universidade) e o salário pode variar de 5 mil a 12 mil reais, podendo ganhar até mais que isso dependendo da área que foi escolhida. Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Brasil conta com mais de 5,2 mil profissionais da área registrados, o que é pouco considerando o tamanho do nosso território.


Como esse profissional executa o mapeamento de terrenos, acaba existindo muitas oportunidades no setor público, seja para obras ou construções, ou regularizações de imóveis rurais e urbanos. Na administração municipal, esse profissional se faz indispensável para a execução e fiscalização do Plano Diretor. Nas propriedades rurais também é encontrado trabalho facilmente, atendendo as demandas do Código Florestal, visto que a demarcação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal são outras tarefas desse profissional.


Acredito que após aprender um pouco mais sobre a profissão, você tenha adquirido um interesse pela área. Por esse motivo, deixo aqui algumas das universidades que possuem esse curso:


UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.

UFV - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.

IME - Instituto Militar de Engenharia.

Unipampa - Universidade Federal do Pampa, Pampa, RS.

IF Sul de Minas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Pouso Alegre, MG.

UFU - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.

UFBA - Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA.

Unesp - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP.


Agora é só escolher uma instituição de ensino para poder se formar nessa profissão de sucesso. Para saber mais sobre o engenheiro agrimensor e cartógrafo, acesse nosso blog.


Referências bibliográficas


Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Rafael Batista. UOL. https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/guia-de-profissoes/engenharia-agrimensura-cartografica.htm


Entenda o Que Faz a Engenharia Cartográfica, Aléxia Fontes. Voitto, 2020. https://www.voitto.com.br/blog/artigo/engenharia-cartografica-e-de-agrimensura


O Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo, Mensurar Júnior, 2021. https://www.mensurarjunior.com/post/o-engenheiro-agrimensor-e-cartógrafo


Redatora: Lívia Patrícia - Diretora de Marketing

Revisão: Setor de Projetos

127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo