• Mensurar Júnior

O Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo

A Agrimensura é um dos ramos da engenharia cuja especialidade é utilização de diferentes técnicas para a aquisição de dados geoespaciais enquanto a cartografia está relacionada as convenções e normas para representação adequada dos dados obtidos. Sendo assim, de maneira geral, um engenheiro agrimensor e cartógrafo atua no levantamento e representação de dados referentes à superfície terrestre.

É comum confundir os termos agrimensura e topografia. A agrimensura seria algo mais abrangente, um conjunto de todas as técnicas que podem ser utilizadas para adquirir informações sobre a superfície física da Terra enquanto que a Topografia é o seu produto final, a própria descrição do terreno. Topografia é o estudo da superfície terrestre, das suas características e formas conferindo a descrição exata e detalhada de um lugar, incluindo medições de ângulos e distâncias.


Por curiosidade, a palavra topografia deriva de dois termos gregos: “topos”, que significa lugar, e “graphen”, que quer dizer descrever, sendo uma das profissões mais antigas e importantes do mundo. Aplicada por profissionais responsáveis que geram trabalhos significativos em projetos de diferentes frentes.


Nos dias de hoje, dados obtidos por engenheiros agrimensores e cartógrafos são imprescindíveis para qualquer trabalho de transformação no ambiente urbano ou rural.


Para os projetos de engenharia, fornece modelos que retratam as dimensões, aclives e declives de um terreno para possibilitar a elaboração de projetos como estradas, edifícios, encanamentos, linhas de transmissão e outros. Uma vez elaborado o projeto também é tarefa do agrimensor/topógrafo garantir que todas as estruturas projetadas sobre o modelo sejam construídas com suas devidas posições e dimensões contribuindo para a integridade estrutural de qualquer construção e respeitando os limites do terreno.


Na área rural, a atuação mais comum para agrimensores/cartógrafos e topógrafos é o levantamento das dimensões das propriedades rurais bem como de fenômenos naturais como hidrografia e vegetação. Esses dados são utilizados para fins de regularização e fiscalização.


Durante a graduação o engenheiro agrimensor possui disciplinas mais comuns de engenharia como cálculo e física e também disciplinas específicas para a modelagem e representação da superfície terrestre. Também é importante estar sempre em contato com as novas técnicas e ferramentas de trabalho que vão desde o levantamento topográfico com estação total, teodolitos e receptores GPS até o uso de imagens de satélites e drones que auxiliam na execução dos projetos.


Redação: Setor de Projetos

Curtiu o conteúdo? Comente, curta e compartilhe!





8 visualizações0 comentário