top of page
  • Mensurar Júnior

Agrimensura e Suas Tecnologias

Você sabia que apesar da engenharia de agrimensura ser a engenharia mais antiga do mundo, ela possui nos dias de hoje equipamentos técnicos altamente avançados? Confira neste blog alguns desses equipamentos utilizados em serviços relacionados a agrimensura, tais como: Levantamentos topográficos, locação de obras, aerolevantamentos, e muito mais.


Estação Total:

A Estação Total é um dos equipamentos mais utilizados na agrimensura. Este equipamento é responsável por fazer leituras de ângulos e distâncias entre dois pontos quaisquer na superfície. É no leitor óptico da Estação Total que sai um feixe de laser responsável pela leitura do ângulo e da distância entre o ponto em que a estação total está e outro ponto materializado por um prisma que rebate o laser de volta para o leitor óptico da Estação Total. A partir deste equipamento é possível extrair coordenadas dos pontos de um terreno, assim como a altitude dos pontos coletados do terreno.


GNSS:

O Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) refere­-se à cons­telação de satélites que possibilita o posicionamento em tempo real de objetos, bem como a navegação em terra ou mar. Esses sistemas são utilizados em diversas áreas, como mapeamentos topográficos e geodésicos, aviação, navegação marítima e terrestre, monitoramen­to de frotas, demarcação de fronteiras, agricultura de precisão, entre outros usos.


VANT/Drone:

Os VANTs são veículos aéreos não tripulados que acoplados com uma câmera e um GNSS são capazes de fotografar verticalmente uma área de modo que possa ser elaborado diversos produtos a partir de técnicas fotogramétricas. Os principais produtos fotogramétricos gerados pelo Drone são: fotografias aéreas, mosaicos, ortofotografias, ortofotomosaicos e ortofotocartas, mosaicos de imagens de radar, cartas e plantas planimétricas, cartas e plantas topográficas, mapas temáticos, modelo digital de superfície (MDS), modelo digital do terreno (DTM), coordenadas de terreno e lista de altitudes e lista de coordenadas espaciais (fotografia à curta distância).


Laser Scanner:

O Laser Scanner é um equipamento de alta precisão utilizado para diversos tipos de levantamentos, na agrimensura utilizado em larga escala em levantamentos topográficos. Este equipamento é capaz de coletar uma nuvem de pontos que chega na casa dos milhões, isso ocorre pois este equipamento é capaz de fazer uma varredura em um local pelos feixes de laser que saem do equipamento, tornando assim o levantamento altamente preciso. Existe ainda Lasers Scanners acoplados em certos tipos de VANTs que podem fazer a varredura de uma área de até 500 ha. Através de técnicas fotogramétricas é possível gerar diversos produtos, tais como: cartas e plantas planimétricas, cartas e plantas topográficas, mapas temáticos, coordenadas de terreno e lista de altitudes e lista de coordenadas espaciais (fotografia à curta distância).


Na Mensurar Junior trabalhamos com diversos equipamentos para assim entregarmos os melhores resultados para nossos clientes. Não perca tempo e agende uma visita técnica ou peça o seu orçamento para que assim entreguemos os melhores resultados a você.


Redator: Iago Mello - Diretor de Projetos

318 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page