Cadastro Ambiental Rural

Cópia de CAR-1_edited.jpg

É um registro eletrônico nacional, base de auxílio no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. Conforme a Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é obrigatório para todos os imóveis rurais.

Fazendo seu CAR com a Mensurar Júnior, além do cadastro, você terá o levantamento topográfico com planta e memorial descritivo do seu terreno.

msg-401135261-152323 (1).jpg

A Certificação do Imóvel Rural é um documento exigido para toda alteração de área ou de seu titular em cartório. Para a obtenção desse documento, é necessária a elaboração de uma planta do imóvel com georreferenciamento.

 Georreferenciar é situar o imóvel no globo terrestre, definindo sua forma, dimensão e localização exata através de métodos de levantamento topográfico, que descrevem limites, área, características e confrontações através de memorial descritivo que deve conter as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro. Imóveis rurais devem obrigatoriamente ser georreferenciados e certificados de acordo com a Lei 10.267/01, que criou o documento.

Certificação de Imóvel Rural (CCIR, NIRF e mais)

Levantamentos Topográficos
(Serviços de Topografia)

photo1653915945.jpeg

O levantamento topográfico consiste na representação em carta ou planta dos pontos notáveis assim como dos acidentes geográficos e outros destaques no relevo de uma porção de terreno. É realizado com a estação total e GPS, assim seus dados são processados em softwares, que geram a planta do terreno. Sem os dados topográficos é inviável desenvolver qualquer projeto de construção. Para saber as alterações que podem ou não serem feitas ou como elaborar um projeto de acordo com a especificações do local, o engenheiro, precisa destas informações.

Levantamentos topográficos são a base de muitos serviços como georreferenciamento, regularização fundiária, projetos viários e de infraestrutura, urbanização, arquitetura, saneamento, retificação de área, usucapião, loteamento, planagem, cadastramento de imóveis, geração de plantas, nivelamento de estradas e muitos outros. Os levantamentos topográficos podem ser melhor definidos em planimétricos, altimétricos e planialtimétricos.

IMG_20210505_101336_edited.jpg

A subdivisão da gleba em lotes é chamada de desmembramento, nesse tipo de projeto é feito o levantamento topográfico para gerarmos a planta do imóvel, assim conseguimos dividir o terreno de acordo com as especificações do cliente, seguindo as regras do INCRA em áreas rurais e as especificações municipais de loteamento em áreas urbanas. Neste serviço são entregues as plantas, memorial descritivo dos imóveis e ART. Os fins mais comuns para este tipo de serviço são divisão de patrimônio e venda de parte do terreno.  

Desmembramento e Remembramento

Georreferenciamento

photo1653916111_edited.jpg

Georreferenciar é situar o imóvel rural e urbano no globo terrestre, é estabelecer um “endereço” para este imóvel na Terra, definindo a sua forma, dimensão e localização, através de métodos de levantamento topográfico, descrevendo os limites, características e confrontações do mesmo, através de memorial descritivo que deve conter as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro.

IMG_20210625_102334.jpg

Locar obras é posicionar no terreno os pontos demarcados na planta, marcando os referenciais necessários à construção, aterro ou corte do terreno. Este processo é essencial para o decorrer da construção de qualquer edificação, por isso o engenheiro agrimensor é o mais indicado devido à sua competência de demarcar geograficamente os pontos de referência.

Locação de Obras

Geoprocessamento
(Mapas Temáticos)

image.png

Oferecemos projetos de confecção de mapas em geral, cartas ou plantas com símbolos gráficos visuais. Tem o intuito de facilitar a compreensão de diferenças, semelhanças e de correlações no fenômeno ilustrado. Geralmente são utilizados para fornecer visualmente informações de vegetação, geologia e densidade populacional, porém são infinitos os temas que podem ser destacados em um mapa temático.

O geoprocessamento se divide nas seguintes etapas: coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados e uso integrado das informações.

É a representação de um conjunto de tecnologias capazes de coletar e tratar informações georreferenciadas, que permite um desenvolvimento constante de novas aplicações. A finalidade dessas atividades é gerar novos dados ou informações espaciais ou georreferenciadas a partir de informações fornecidas por um Sistema de Informação Geográfica (SIG).

28_01_2022 16_43_46.jpg

Essa atividade garante análises precisas e com riqueza de detalhes a respeito da região monitorada. É capaz de captar imagens de excelente qualidade com rapidez e precisão centimétrica. Dessa maneira, o aerolevantamento com drone faz a coleta de dados, que serão utilizados para uma tomada de decisão mais adequada.

Essa modalidade é extremamente útil na agricultura, sendo utilizado para a previsão de safra, a detecção de pragas invasoras e falhas de plantio, a contagem de pés e linhas de plantio e a classificação de usos de solo.

Aerolevantamento com RPA