• Mensurar Júnior

Fusos UTM



Para entendermos o que é um fuso UTM, precisamos primeiramente entender o que sistema de coordenadas UTM.


UTM é um sistema de coordenadas baseado no plano cartesiano (eixo x,y) e usa o metro (m) como unidade para medir distâncias e determinar a posição de um objeto.


A partir de 1955 passou-se a adotar no Brasil pelo IBGE/ DSG do Exército a Projeção Conforme de Gauss (1924) sob a sigla UTM (Universal Transversa de Mercator), proposta em 1951 pela União Geodésica e Geofísica Internacional. Este sistema surgiu em 1947 para determinar as coordenadas regulares nas cartas militares, em escala grande, de todo o mundo.


O que significa U T M?


Universal devido à elipsóide de Hayford que era Universal.


Transversa nome dado à posição do eixo do cilindro em relação ao eixo elipsóide.


Mercator que foi o Pai da Cartografia Moderna holandesa (Sec. XVI) e idealizador da projeção que apresenta os paralelos como linhas retas horizontais e os meridianos como linhas retas verticais.


O que é o fuso UTM


O Sistema UTM é dividido em 60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude. Cada fuso também é chamado de Zona UTM que é numerada, iniciando em "1" da esquerda para a direita em relação à longitude 180 graus oeste. Pode-se identificar também o fuso a partir de seu Meridiano Central que fica exatamente no centro do fuso.


A unidade é o metro tendo como origem o Equador e o Meridiano Central. No hemisfério Sul, o sistema possui o valor 10.000.000,00 m no Equador para a coordenada Norte, decrescendo para o Sul. E o valor 500.000,00 m no Meridiano Central para a coordenada Este, decrescendo para Oeste e crescendo para Este. No hemisfério Norte o sistema difere apenas na coordenada Norte, possuindo o valor de 0,00 m no Equador, crescendo para o Norte. As Coordenadas UTM definem posições bi-dimensionais e horizontais.


Características do fuso UTM


o esferoide possui 360 graus e cada fuso UTM possui 6 graus de longitude de arco, a projeção UTM possui ao todo 60 fusos UTM. Fusos estes que são contados partindo-se do antimeridiano de Greenwich em sentido anti-horário. Cada fuso UTM por sua vez, possui seu próprio meridiano central.


o meridiano central é o meridiano que ocupa a posição central de determinado fuso UTM. Ou seja, partindo-se do anti-meridiano de Greenwich em sentido anti-horário nós teremos a contagem dos fusos UTM, os quais irão somar 60 ao chegar-se novamente no anti-meridiano de Greenwich.


a projeção UTM é restringida a 84 graus norte e 80 graus sul, regiões estas nas quais as distorções não são significativas.


A grande vantagem trazida pela projeção UTM é que ao cortar o elipsoide desta maneira, a mesma mantém os ângulos, deformando pouco as áreas e nas áreas que possuem essas deformações, podemos controlar tais deformações através do fator K. Com isso, ao projetar a forma da terra para o plano, o fuso UTM possui locais nos quais a área é expandida e locais nos quais a área é reduzida.


Fusos UTM no Brasil


O Brasil possui 8 fusos UTM passando pelo seu território, estando compreendido entre os fusos 18 e 25. Fusos estes que são contados do antimeridiano de Greenwich em direção ao meridiano de Greenwich.


Redator: Reinaldo Miquelitto

Revisão: Setor de Projetos


Referências


http://www.carto.eng.uerj.br/cgi/index.cgi?x=utm.htm

https://mundogeo.com/2009/01/06/alem-das-coordenadas-utm/

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1738554/mod_resource/content/1/PTR0101%20-%20Proje%C3%A7%C3%A3o%20UTM%20v2015.pdf

https://adenilsongiovanini.com.br/blog/fuso-utm-o-que-e-e-quais-os-existentes-no-brasil/

4.868 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo