top of page
  • Mensurar Júnior

Projeções Cartográficas

Você sabia que a Mensurar faz parte do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)? Então, a partir das disciplinas cursadas, como a cartografia, conseguimos produzir produtos cartográficos de alta qualidade. Em nossos produtos, estão empregados uma série de conceitos, e um deles (as projeções) você pode conferir no blog abaixo!


As projeções cartográficas são utilizadas para representar a superfície da Terra no plano, entretanto não há como esta representação não sofrer deformações. Para mapeamento a Terra é considerada como um elipsoide ou uma esfera (sabe-se que a real forma da Terra é um geoide), estas são consideradas as superfícies de referência.



Como já dito, não há projeção sem distorção, porém há diversas formas de projetar e projeções já feitas que atendem a construção de mapas ou cartas com diversos propósitos.


Há cinco aspectos que estão presentes em uma projeção cartográfica:


- Superfície de projeção

A superfície de projeção é uma forma geométrica que tange a superfície de referência. As principais superfícies utilizadas na cartografia são o plano, o cilindro e o cone.

- Posição da superfície de projeção

A posição da superfície de projeção também influencia na projeção cartográfica, sendo que na projeção plana as mais comuns posições são oblíqua, equatorial e polar. Já na projeção cônica as posições são normal, transversa e oblíqua (ou horizontal). E na projeção cilíndrica as posições são: equatorial, transversa e oblíqua. Tanto a projeção cilíndrica quanto a cônica se desenrolam formando um plano. Ainda há a projeção polissuperficial que coloca mais de uma superfície de projeção, de mesmo tipo, para aumentar o contato com a superfície de referência.


- Tipo de contato

O tipo de contato entre a superfície de projeção e de referência pode ser de modo tangente, onde no plano a tangência é um ponto e no cone e cilindro é uma linha, ou de modo secante, onde a forma geométrica entra na superfície de referência, neste tipo de contato o plano tem uma linha de contato e o cone e cilindro tem duas. É possível notar também que os pontos de contato das projeções não sofrem deformidades.


- Método de geração

O método de geração pode ser geométrico, que são baseados em princípios geométricos, de modo a serem divididos em gnomônicas, ortográficas ou estereográficas, onde os pontos de vista se encontram respectivamente no infinito, no centro da superfície de representação da Terra e no ponto oposto ao ponto de contato da superfície da Terra e da superfície de projeção. O método de geração também pode ser analítico, onde são utilizadas formulações matemáticas, e ainda há as projeções semi-geométricas ou semi-analíticas, que utilizam de aspectos geométricos e de condições matemáticas no seu desenvolvimento.


- Propriedades

As propriedades procuram a diminuição das deformidades nas projeções, assim não apresentam deformidade em algo aspecto, como conservação de área (projeção equivalente), conservação dos ângulos (projeção conforme), conservação de um conjunto de linhas, na horizontal ou vertical, (projeção equidistante), ou ainda, não conservação de nenhum aspecto citado (projeção afilática).


Há uma grande quantidade de projeções cartográficas, mas é importante pensar na finalidade para se escolher uma adequada. Uma das projeções mais utilizadas em plantas produzidas pela Mensurar é a Universal Transversa de Mercator (UTM) que tem baixíssima deformação, e conserva os ângulos, além de representar uma pequena extensão da localidade. Para representar localidades polares e que não deforme a área a projeção de Lambert é uma escolha plausível. Em um próximo blog, traremos algumas projeções e suas especificidades.


Redator(a): Larissa Pereira - Assessora de Recursos Humanos

Revisão: Setor de Projetos


BIBLIOGRAFIA:

AGUIRRE, A. J.; MELLO FILHO, J. A. de. Introdução à Cartografia. Santa Maria: UFSM / CCR / Departamento de Engenharia Rural, 2009, 2.ed. 80 p. (Apostila)

GRIPP JR., J.; SILVA, A. S. Representações Cartográficas. Apostila de notas de aula. Curso de Engenharia de Agrimensura da UFV. 2000. 55 pag.

imagem: http://maishumanas.blogspot.com/2020/04/localizando-pontos-atraves-de.html

imagem: https://www.mundogeomatica.com/GeomaticaII/Modulo_Elementos_Cartografia/Apostila_Modulo_01_Capitulo_04.pdf


959 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page