top of page
  • Mensurar Júnior

5 motivos para regularizar a sua propriedade

Você deve se perguntar se é benéfico regularizar a sua propriedade ou acaba tendo medo de perder seu imóvel caso entre num processo de regularização fundiária. Esse artigo é para esclarecer essas dúvidas e dar cinco ótimos motivos para você regularizar sua propriedade. Começando por uma breve explicação sobre o que é de fato a Regularização fundiária.


Regularização Fundiária (RF) é um conjunto de medidas que visam à regularização de uma propriedade irregular e a titulação de seus ocupantes, garantindo o direito social à moradia.


Dito isso, vamos para os motivos da regularização:


1- Garantir o direito à moradia


Ao regularizar sua propriedade, ela se torna de fato sua, garantindo que ela não seja tirada de sua posse posteriormente. Ou seja, se você cumpre todos os requisitos para a regularização, o mais arriscado é não fazê-la o quanto antes.


2- Usufruir do bem


A contar do instante que o ocupante tem a posse do imóvel registrada e, consequentemente, pública perante terceiros, ele pode usufruir do bem. Isso expressa construir, ampliar e reformar o imóvel, por exemplo.




3- Venda com financiamento


Um imóvel regularizado pode ser vendido por meio de financiamento e essa é uma das maiores vantagens para seus proprietários, já que os bancos disponibilizam linhas de crédito específicas para compra e venda de bens imóveis. Isso acaba ampliando a sua possibilidade de venda, pois aumenta também a confiabilidade no processo de venda.



4- Herança


Uma propriedade não regularizada, em caso de falecimento do atual proprietário, não poderá ser herdada pelas próximas gerações da família. Sendo assim, o quanto mais você esperar para fazer a regularização, mais riscos você e sua família correm.


5- Valorização do imóvel


Concluído o processo de regularização fundiária de seu imóvel, ele pode duplicar ou até triplicar de valor, essa valorização acaba sendo um dos motivos mais atraentes para que os proprietários de imóveis irregulares acabem regularizando seu imóvel.


Agora que você já tem motivos de sobra para fazer sua regularização fundiária, clique aqui, para saber o passo a passo do que precisa ser feito para regularizar sua propriedade.


Redator: Pedro Braz - Diretor de Marketing

8.680 visualizações16 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page