top of page
  • Mensurar Júnior

Topografia na construção civil

Quando falamos de topografia, muitas pessoas questionam sobre quais são as atividades desenvolvidas e se de fato há um mercado de trabalho para os profissionais que se formam nessa área.

O que foge do conhecimento de grande parte das pessoas, é que a topografia é a base para realização de muitos projetos, principalmente na construção civil.



Por meio de um levantamento topográfico é possível obter informações precisas de uma área, como por exemplo, distâncias, ângulos horizontais e verticais, desníveis etc. Os dados obtidos permitem, através de cálculos, que uma área seja delimitada e ainda possibilita que o profissional caracterize as condições do terreno, ou seja, verifica imperfeições ou planicidade do solo, e outras coisas mais.

E de que forma isso auxilia a construção civil?

Os resultados gerados a partir de um levantamento topográfico permitem que sejam tomadas as melhores medidas de planejamento e de execução pelo responsável técnico da construção, em outras palavras, a topografia é capaz de determinar o melhor local para a realização da obra, a fim de poupar recursos e garantir que não ocorram erros no desenvolvimento do projeto.

A topografia não termina na fase inicial da construção, durante todo o processo, o topógrafo se encontra presente auxiliando a equipe técnica desenvolvendo atividades como demarcação de limites e nivelamento do terreno, por exemplo.

O topógrafo pode ainda executar serviços após a finalização da obra, fazendo avaliações das estruturas construídas, com o objetivo de analisar possíveis desmoronamentos ou deslocamentos para que danos futuros possam ser evitados.

Com isso, podemos dizer que um serviço de topografia bem realizado garante que os projetos atendam todas as condições estabelecidas pela engenharia civil e garantam bons resultados na realização das obras.



Redatora: Maria Eduarda

Revisão: Setor de Projetos



Referências Bibliográficas

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page