Sendo difundido de forma comercial na década de 1990, a tecnologia LiDAR vem conquistando profissionais de diversas áreas devido à agilidade e eficácia na obtenção de informações espaciais. Mas afinal, do que se trata essa tecnologia? Quais as suas aplicações? Continue lendo este breve conteúdo para descobrir o que é, os benefícios e aplicações dos sensores LiDAR.
O LiDAR, abreviação de Light Detection and Ranging e traduzido como Detecção e Alcance de Luz, é um sensor remoto que emite feixes de laser infravermelho próximo que permite a captura de informações sobre uma superfície, gerando um modelo tridimensional da área. Tendo em vista que o laser obtém da distância real entre objetos, este permite a medição de diversas feições sobre área de estudo, como o desnível de um terreno ou a altitude de prédios e árvores, por exemplo.
Em outras palavras, o sensor propaga feixes do laser que, ao atingirem a superfície a ser estudada, retorna um sinal ao sensor. O tempo demandado para emissão e retorno do laser determina a distância de um ponto para o sensor e, tendo um aparelho GNSS junto ao sensor, possibilita o cálculo das coordenadas X, Y e Z do ponto. Por meio da união de todos os pontos com coordenadas tridimensionais alcançados, denominado de nuvem de pontos, é gerado produtos como o Modelo Digital de Superfície e Modelo Digital do Terreno que permitem diversas análises e medições.
Usualmente o sensor é acoplado a plataformas tripuladas, como aviões, ou não tripuladas, como satélites e drones, tendo como diferencial o tamanho do sensor. Isso se dá pois, quanto maior o sensor, mais feixes serão emitidos e maior será o seu alcance.
Quais suas aplicações e vantagens?
Tendo em vista que a tecnologia consegue se adaptar a espaços com vegetação mais densa e áreas urbanas com muitas construções, um dos principais usos do LiDAR são os levantamentos topográficos. Por meio dos levantamentos é possível obter medidas altimétricas e planimétricas das feições presentes no terreno de forma ágil e precisa.
Além disso, a tecnologia pode ser utilizada para a caracterização de uma vegetação, volumetria de edificações, projeto de linhas de transmissão, missões espaciais do exército, medições precisas, detectar obstáculos e guiar veículos autônomos.
Os produtos advindos das informações coletadas com o perfilamento a laser também são variados e têm grande importância. Por exemplo, por meio do Modelo Digital do Terreno, é possível analisar áreas com tendências a inundação, delimitar bacias hidrográficas, determinar cursos de água, monitorar movimentações de terra e entre outros. Com isso, a tecnologia pode ser utilizada por profissionais de diversas áreas, como engenharias, agrimensura, geologia, arquitetura, mineração e similares.
Como vantagens, apresenta:
Maior agilidade na captura de dados;
Dados precisos e georreferenciados;
Boa adaptação a áreas com maior índice de vegetação;
Funciona em ambientes escuros.
E então, você já compreendeu o que é o LiDAR?
Em suma, o sensor LiDAR, devido a emissão de pulsos laser, age como um scanner, realizando uma varredura da área de interesse e permitindo diversas medições e análises sobre um objeto ou área de interesse. Com a melhoria na acessibilidade à tecnologia LiDAR nos dias atuais, esta vêm se consagrando para as mais variadas aplicações devido à sua grande precisão, confiabilidade e produtividade.
Você sabia?
O LiDAR também pode ser denominado de LADAR (Laser Detection and Ranging), tendo o mesmo funcionamento e aplicações; contudo, essa nomenclatura é geralmente utilizada em contextos militares.
Redatora: Amanda Meirelles - Assessora Administrativo-Financeira
Revisão: Edilene Browne - Setor de Projetos
Referências
Comments