• Mensurar Júnior

Quando buscar um levantamento topográfico?

Em dúvida de quando é necessário realizar esse serviço em sua propriedade? Então esse conteúdo é perfeito para você, confira e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Ideal para projetos de construção, regularização do imóvel e processos de aquisição, o levantamento topográfico possibilita a conferência de determinados aspectos relacionados ao terreno, a fim de gerar dados detalhados para os proprietários. O levantamento pode captar diversos aspectos do terreno, sempre se adequando às necessidades do dono e a finalidade do mesmo. Com isso, os principais motivos a serem citados para a necessidade do serviço de topografia são:


· Aquisição de um novo imóvel: Isso garante a conferência dos dados fornecidos durante o ato de compra e elimina o risco de invasão dos limites de terrenos vizinhos, evitando problemas judiciais;


· Construção e viabilidade da mesma: os dados do levantamento planimétrico e do levantamento altimétrico poderão oferecer a diversos profissionais as ferramentas necessárias para construir com segurança, evitando problemas como alagamento e danificação de uma construção;


· Projetos como desmembramento e loteamento: o processo de divisão deve ser realizado levando em conta todas as exigências do local onde o imóvel esta inserido de forma que o projeto possa ser registrado e legalizado sem complicações, além de fornecer com precisão onde estarão localizados os vértices dos lotes desmembrados;


· Usucapião: a planta topográfica e o memorial descritivo são documentos essenciais para o bom seguimento do processo para usucapião;


· Regularização e registro do imóvel: o levantamento fornece todos os dados necessários, referentes ao aspecto físico do terreno, para a regularização e registro dos documentos em órgãos oficiais.


Apesar de parecer um processo custoso e complicado, o retorno em custo × benefício de se contratar um levantamento topográfico é excelente, visto que a realização do projeto, além de agregar no valor do imóvel, fornece informações suficientes para evitar possíveis complicações durante as obras devido á possibilidade de um melhor planejamento e também permite e correta delimitação da propriedade.


Mas afinal, o que é um levantamento topográfico?


O levantamento topográfico é aquele que objetiva mapear, através de equipamentos de alta tecnologia e grande precisão, a superfície de um terreno e coletar todos os dados e informações necessárias para a elaboração de plantas e perfis do terreno, que se tratam de representações gráficas das características do terreno, assim como a construção dos memoriais descritivos, que descreve todo o perímetro e pontos notáveis da área medida.


Quem realiza o levantamento topográfico?


O profissional responsável por fazer as medições é conhecido como engenheiro agrimensor ou topógrafo, profissionais estes qualificados na área de agrimensura, hidrografia, geodésia e cartografia.


Redatora: Amanda Meirelles - Diretora Presidente

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo