top of page
  • Mensurar Júnior

O que é mapeamento cadastral?


Mapeamento Cadastral é um Levantamento onde se faz todo o cadastro técnico de um local de interesse, buscando informações históricas acerca da área, sobre documentação existente, infraestrutura disponível, atividades econômicas, entre outras informações pertinentes ao projeto. Uma vez identificadas as particularidades da área de estudo e o objetivo do cadastro, o levantamento planimétrico da área pode ser executado e assim é possível representar edificações, divisões, ruas, quadras, entre outros elementos, sua principal finalidade é determinar e apresentar perímetros, tanto externos quanto internos de acordo com a necessidade do contratante para que se tenha a informação fiel da área de desejada.


A partir desse levantamento podem ser entregues Planta Cadastral, Planta Geral do Imóvel, Planta Individual, Boletim de Cadastro Territorial e Memorial Descritivo. Essas peças técnicas podem ser usadas pela prefeitura para calcular o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ITBI, ISS, taxas de serviços, por exemplo, ou ainda para o Mapeamento das instalações subterrâneas e aéreas, estabelecer os limites municipais, garantir a propriedade imobiliária, entre outros.



O levantamento cadastral de forma geral é feito através de métodos de levantamentos terrestres. Um método simples e barato é o uso de prancheta de agrimensor ou trenas e prismas ortogonais ópticos. Métodos mais sofisticados incluem o uso de equipamentos de medição eletrônica de distâncias ou "Estações Totais". A determinação da posição por satélite usando receptores GPS está sendo cada vez mais utilizada e promete no futuro fornecer alta exatidão a um custo relativamente baixo.



O Cadastro, também pode ser feito usando fotografia aérea. Atualmente é possível obter altas exatidões usando métodos fotogramétricos analíticos, o GPS também pode ser usado para aumentar a precisão do aerolevantamento ao estabelecer pontos de controle. Outros tipos de mapas ou imagens como as ortofotos ou ampliação de foto podem ser úteis para reduzir custos em áreas especiais.


De forma geral um levantamento cadastral fornecerá, com precisão satisfatória, todas as informações que forem pertinentes a respeito de uma determinada área, para que com esses dados possam ser tomadas decisões com alto nível de exatidão. A cada ano que passa novas tecnologias estão sendo implementadas nesse tipo de serviço e a tendência é que cada vez mais a precisão dos dados aumente e que os serviços sejam feitos de forma mais breve.


Redator: Bruno Davel – Diretor Vice-Presidente

528 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page