top of page
  • Mensurar Júnior

A importância dos mapas táteis para pessoas com deficiência visual

A cartografia tátil é um ramo específico da Cartografia, que se ocupa da confecção de mapas e outros produtos cartográficos que possam ser lidos por pessoas cegas ou com baixa visão. Os mapas e gráficos táteis tanto podem funcionar como recursos educativos, quanto como facilitadores de mobilidade em edifícios públicos de grande circulação, como terminais rodoviários, metroviários, aeroviários, nos shopping centers, nos campi universitários e em centros urbanos. Desta forma, os produtos da cartografia tátil podem ser enquadrados como recursos da tecnologia assistiva por auxiliarem a promoverem a independência de mobilidade além de ampliarem a capacidade intelectual de pessoas cegas ou com baixa visão.

Figura 1: http://pdf.blucher.com.br.s3.amazonaws.com/designproceedings/ped2016/0461.pdf

Diferentemente da cartografia analógica, na cartografia tátil não existem padrões cartográficos, em função dos diferentes estágios socioeconômicos e tecnológicos de cada país. Para promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual é necessário o empenho de órgãos públicos ou privados para financiar as pesquisas na área e pesquisadores universitários interessados, dentre outras possibilidades. Nesta perspectiva, universidades brasileiras têm contribuído por meio da elaboração de mapas táteis dos campi universitários ou de outros ambientes em escala grande.


Figura 2: https://g1.globo.com/pernambuco/noticia/recife-ganha-mapa-tatil-instalado-na-casa-da-cultura.ghtml

Mapa tátil é um instrumento que permite que o deficiente visual amplie seu conhecimento do universo. Sua função é de auxiliar o deficiente visual a mentalizar o espaço geográfico. Ele também da possibilidade as pessoas com deficiência visual ou baixa visão de se orientar sobre o curso de uma rota acessível, combinando textos em Braille e alto-relevo e informações como o contraste de cores e a tipologia utilizada que devem proporcionar a orientação da pessoa sobre o ambiente a ser percorrido.

Assim como ocorre com qualquer outro tipo de produto de acessibilidade, um mapa tátil deve apresentar altíssimo nível de qualidade para garantir todos os seus benefícios, ou seja, garantir que seja funcional de acordo com as necessidades da pessoa com deficiência visual. Portanto, procure por qualidade quando estiver pesquisando por cartografia tátil ou por mapas táteis em si.

Sobre a importância do mapa tátil, impossível não citarmos alguns pontos relevantes:

· Segurança: o deficiente visual consegue se locomover com mais segurança quando sabe o percurso que precisa percorrer.

· Independência: o mapa permite que que o deficiente visual se locomova com maior independência, sem precisar de auxílio de terceiros.

· Localização: mesmo com a deficiência visual, por meio do mapa tátil, a pessoa consegue saber a localização de uma loja dentro de um shopping center, de uma sala de aula em uma universidade e assim por diante.

Legislação de acessibilidade

A importância da sinalização de acessibilidade é tão fundamental e urgente que foi criada uma norma brasileira, publicada em 2004 e atualizada em 2015, para estipular todos os critérios que devem ser adotados para fazer da acessibilidade um direito imperativo das pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

De acordo com a ABNT NBR 9050, que prevê os critérios técnicos de sinalização em acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, o termo ‘acessibilidade’ é designado como a ‘possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida’.


Redator(a): Fábio Heleno – Assessor de VP

Revisão: Setor de Projetos


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Livre Acesso Braille. Mapa Tátil. Disponível em < https://mapatatil.com.br/ > Acesso em 18 de agosto. 2021.

NOGUEIRA, R. E; RIBEIRO, G. R; GARCIA, M. L. S. Elaboração de mapas táteis em escala grande: o caso do mapa do campus da UFSC. III Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Recife - PE, Jul. de 2010 p. 001-007

WAT. Qualidade Acessível. Disponível em < https://www.watplast.com.br/blog/cartografia-tatil-a-importancia-do-mapa-tatilpara-pessoas-com-deficiencia-visual/ > Acesso em 18 de agosto. 2021.


15.470 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Fusos UTM

bottom of page