top of page
  • Mensurar Júnior

Geodésia na Prática - A Geodésia e suas Aplicações

Você sabia que a Geodésia está constantemente presente no nosso dia-a-dia, e nem percebemos? Sabe quando você decide marcar a quilometragem diária da sua corrida utilizando seu Applewatch ou Smartwatch, ou quando você usa os aplicativos Uber ou Google Maps em seu smartphone através dos dados de navegação GPS, ou até mesmo a água que você consome diariamente. Nestes e em muitos outros casos utiliza-se a geodésia, seja com dados de navegação ou na utilização de equipamentos geodésicos para construção da estação de tratamento de água.

Mas o que é geodésia?

É a ciência de mensuração e mapeamento da superfície da Terra, levando em consideração o campo gravitacional e determinando as medidas da superfície do oceano. Segundo Webster “ A geodésia é o ramo da matemática aplicada que determina a exata posição de pontos, figuras e áreas de grandes porções da superfície terrestre. Também a forma e o tamanho da Terra, além das variações do seu campo gravitacional.”


E como a Terra pode ser representada?

A Terra possui duas formas de ser representada, através do Geoide e do Elipsoide. O geoide é considerado bastante complexo devido sua forma que está relacionada com a superfície dos mares e continentes, tendo interferência da massa da terra e da força gravitacional. Para facilitar o processo de posicionamento pelo GNSS foi criado o Elipsoide que é uma forma geométrica matemática, a qual mais se aproxima do formato da Terra. Além das duas superfícies citadas anteriormente, existe também a superfície física, que está relacionada com a superfície que habitamos. Visto que, a altitude utilizada pelo modelo elipsoidal é a geométrica, e nas obras de engenharia é a altitude ortométrica, foram criados os datum, que são modelos matemáticos teóricos que representam a superfície da Terra, com objetivo de unir as diferentes superfícies. Desta forma, cada país utiliza o datum que melhor o corresponde.

E onde a geodésia pode ser aplicada?

No planejamento urbano, através do georreferenciamento, em projeto de obras de engenharia, como estradas, barragens e pontes, onde é importante estabelecer uma perfeita localização. E para fins de monitoramento temos como exemplo o da movimentação de terra e da extração de petróleo. Por fim, além de trazer diversas vantagens e benefícios para o nosso cotidiano, a Geodésia também é uma grande aliada para evitar desastres em obras de engenharia. Então pessoal, usem e abusem da Geodésia!!!


Redatora: Paloma Moreira


Referências: Yumpu.Cap 03 Fundamentos de Geodésia. Disponível em:https://www.yumpu.com/pt/document/view/14481638/cap-03-fundamentos-de-geodesia-topografiaufbabr. Acesso em: 21 de nov. 2021. Professor Adenilson. Geodésia:Conceitos, Objetivos e Aplicações.Disponível em:https://adenilsongiovanini.com.br/blog/geodesia-conceito-objetivos-e-aplicacoes/. Acesso em: 21 de nov. 2021.

2.073 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page