top of page
  • Mensurar Júnior

Agrimensura – Definição e História

O que é Agrimensura?

Agrimensura é uma das áreas da Engenharia que trabalha com o uso dos dados geográficos em medições de áreas amplas por meio de observações angulares, de distâncias ou utilizando até mesmo o GPS. O objetivo é criar os mapas topográficos de uma região para fornecer informações exigidas para execução de obras, legalização de imóveis, organização, preservação e atualização de arquivos de informações geográficas e/ou topográficas (mapas).


Um pouco sobre a história de como surgiu a Agrimensura e o seu desenvolvimento:


Dois Agrimensores medindo o campo com a trena enrolada no braço, para estimar a coleita
Figura 1: Tumba de Menna

A Agrimensura é uma geociência antiga, que pode ser encontrada em obras de templos, pirâmides, anfiteatros, aquedutos e até mesmo pontes antigas. É fundamental para o posicionamento e dimensionamento das estruturas destas grandes obras e há vestígios também de sua utilização, por exemplo, na delimitação de parcelas dos terrenos, na abertura de estradas e caminhos e em canais para a irrigação e transporte de água.

No Egito Antigo, a agrimensura é retratada em papiros e pinturas de tumbas e monumentos, os quais explicam sobre a aplicação da profissão. Segundo Heródoto (1400 A.C), a Agrimensura como ciência, técnica matemática ou Engenharia, nasceu no Egito Antigo, onde as enchentes do Rio Nilo desmarcavam as linhas divisórias das propriedades e era necessária uma nova demarcação quando as águas voltavam para o seu nível normal. O Faraó nomeava um funcionário como agrimensor para redefinir as áreas e calcular os prejuízos causados pelas cheias.

Vale ressaltar também que a propriedade para os egípcios era um bem respeitado e roubá-lo era um dos crimes imperdoáveis. A correta demarcação das terras também desempenhava papel importante na arrecadação dos impostos.

Mais tarde, duas civilizações aderiram a agrimensura também, são eles os Gregos e os Etruscos. Os Etruscos deram uma conotação mais religiosa a profissão. Já os gregos, desenvolvem grandes operações nas construções públicas e deixam numerosos escritos como a “dioptra” e a “métrica” de Herón de Alexandria, os quais nos dão bastante ideia do conhecimento de geometria precisa e das técnicas dos engenheiros gregos.


A Agrimensura e os anos 70


Figura 2: Teodolito

Até os anos 70 eram usados, em levantamento de campo e laboratórios, aparelhos ópticos-mecânicos. Como exemplo, é possível citar: o teodolito ótico-mecânico, o qual era utilizado para fazer medições no campo, e os restituidores analógicos, utilizados para a realização de fotografias em mapas.

Os anos 70 foi uma década de revolução no campo da Agrimensura. Foi quando os fabricantes do teodolito lançaram no mercado o distanciômetro-eletro-ótico. Os teodolitos forneciam de forma precisa, a medida de ângulos, no entanto, era necessário realizar diversas vezes a medição para que fosse encontrada a distância, até finalmente chegar num valor confiável. O lançamento dos distanciômetros eletrônicos resolveu não só um dos maiores problemas da Agrimensura, que era a medida das distâncias, mas também reduziu o tempo de execução dos levantamentos.

Com o início dos anos 80, duas novas tecnologias chegaram para revolucionar ainda mais: o GPS e o Sensoriamento Remoto. Baseados em dados de satélites possibilitaram a obtenção de dados globais, contribuindo para resolução das limitações de campo, bem como problemas ambientais e sociais.


Figura 3: Esquema do sensoriamento remoto

Hoje em dia existem várias técnicas para a realização de mapas e para a realização do manuseio de dados cartográficos como o Geoprocessamento, Fotogrametria e SIG. Estas técnicas possibilitam orientar o processo de tomada de decisão de uma forma mais eficiente, tarefa que não era tão fácil há alguns anos.

É notório que a Agrimensura serve como base para as outras ciências de forma direta e indireta, sendo fundamental para a sociedade de forma incondicional. É uma técnica que está em constante evolução, seguindo um caminho com passos longos.


Redator: Carlos Alexandre

Revisão: Setor de Projetos


Fonte:

A MIRA. A história da Agrimensura. Disponível em < https://www.amiranet.com.br/artigo/a-historia-da-agrimensura-16 > Acesso em 04 maio. 2021.

5.772 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page