top of page
  • Mensurar Júnior

A Fotogrametria no Design Digital de Jogos

Muito se tem discutido, recentemente, acerca da evolução dos jogos digitais e o quanto eles impactam na economia e nas mais diversas áreas, visto que o processo de criação demora anos e requer diversos profissionais durante a confecção. É comum que todas as equipes de produção dos jogos, tenham Designers e uma das técnicas que esses artistas usam é a fotogrametria, ou como é mais conhecido: os Scans 3D.


A fotogrametria nos jogos consiste na criação de uma representação geométrica baseada em fotografias (Modelos 3D fotorealistas). Onde são colocadas centenas de câmeras em diversos ângulos para fotografar uma pessoa, ambiente ou objetos, captando diversas expressões para reproduzir um modelo tridimensional. Para o processamento das imagens são usados softwares como o Agisoft Photo Scan (pago) ou o 3DF Zephyr (gratuito) para poder extrair pontos em comum dentro de um espaço virtual (eixo XYZ), onde esses

Foto 1: Resident Evil 7 Biohazard

pontos serão calculados, formando uma malha (objeto) tridimensional. O jogo que mais usou esse recurso do Agisoft Photo Scan, foi o jogo Resident Evil VII, além do Forza Horizon 5 que usou desse recurso para reproduzir 11 tipos diferentes de biomas dentro do jogo, usando as fotografias para saber métricas, dimensões de objetos e até a composição geológica no caso de ambientes naturais. Esse recurso já era usado em obras cinematográficas

Você deve estar pensando: “Isso deve acabar com a carreira dos artistas 3D, não é?”, a resposta é: NÃO, essa tecnologia não substitui esses artistas, porém, é uma tecnologia que vem inovando o mercado de jogos, além de ser economicamente mais viável e diminui o tempo de trabalho, uma vez que as câmeras fotografam uma pessoa de diversos ângulos e com inúmeras expressões, diminuindo os gastos para artistas 3D e tempo de confecção de modelos 3D do zero. Além disso, é um trabalho difícil, pois as fotos precisam de uma iluminação perfeita, superfícies que não refletem e um certo cuidado com o fundo das imagens para que os modelos 3D possam ser feitos com qualidade.

Dessa Maneira, é possível identificar o diferencial dessa técnica na confecção de jogos que busca uma proximidade com a realidade em jogos como Forza Horizon 5 e Resident Evil VII, atraindo o público voltado para o design visual dos jogos e aumentando o lucro da venda de games, visto que o custo e o tempo de desenvolvimento são reduzidos, tornando a fotogrametria em um método inovador de alta aderência no mercado de jogos, satisfazendo os entusiastas e os desenvolvedores.


Revisão: Setor de Projetos Redator: Pedro Henrique Peixoto


Referencias

• https://www.tecmundo.com.br/voxel/221798-forza-horizon-5-tera-11-biomas-recriados-tecnicas-fotogrametria.htm

• https://youtu.be/GT3W1V_YSYo

• https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/10864/1/7589_16051.pdf


96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page