top of page
  • Mensurar Júnior

A agrimensura na drenagem urbana

Você sabia que a agrimensura atua no estudo para auxiliar no planejamento da drenagem urbana?

Nos últimos anos, temos observado que muitas regiões têm sofrido com os impactos causados por inundações, uma questão muitas vezes atrelada ao desenfreado crescimento da população urbana, porém, sabemos que a falta de sistemas de drenagem funcionais nas cidades e a negligência administrativa para o problema são os principais fatores que contribuem para o agravamento da situação.

Assim como a rede de esgoto, rede elétrica e áreas de lazer por exemplo, a aplicação de mecanismos para a realização da drenagem urbana garante à população uma melhor qualidade de vida.

Os tradicionais sistemas de escoamento devem ser planejados e projetados com base no Sistema Inicial de Drenagem, que é composto por redes de galerias de águas pluviais, pavimentos das ruas etc., e no Sistema de Macrodrenagem, que consiste em canais abertos ou fechados com grandes dimensões a fim de resistir a um grande fluxo de água.

A implantação desse sistema requer o estudo da topografia da área que receberá os mecanismos de escoamento, assim como o estudo da hidrologia local.


O levantamento topográfico assume uma posição fundamental na elaboração de um projeto de drenagem urbana, pois é através dele que um profissional consegue determinar as declividades da área, através do método de nivelamento geométrico, e de que maneira ela influenciará na vazão do escoamento.

Para realizar o nivelamento geométrico, sempre se utilizam como referência pontos que possuam coordenadas conhecidas, dessa forma, as distâncias verticais são medidas em relação à linha horizontal e esses valores permitem que sejam calculados os diferentes níveis dos pontos.

Para o sistema de escoamento, o nivelamento é de extrema importância pois é ele que estabelece a dimensão e posição das galerias, que são as tubulações que realizam a drenagem da água, fazendo com que o escoamento ocorra de maneira eficaz. Grande parte dos projetos já executados não são bem-sucedidos pois não tiveram o acompanhamento de profissionais habilitados para realizar o trabalho, ou não tiveram o planejamento necessário. Com isso, vale ressaltar a importância do dimensionamento e execução de um sistema de drenagem ser acompanhado por Engenheiros Agrimensores, garantindo assim que os mecanismos utilizados para o escoamento atendam a demanda de chuvas nas cidades.


Redatora: Maria Eduarda Diele - Assessora Administrativo-Financeira

Revisão: Edilene Browne - Setor de Projetos

Fonte da pesquisa: http://periodicos.unesc.net/tecnoambiente/article/view/1092/1053

2.106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page