top of page
  • Mensurar Júnior

O que são as Realidades Aumentada e Virtual e como elas podem impactar na entrega de Serviços Geo?

Muito se tem discutido, recentemente, acerca de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), no impacto que ambas trazem para a indústria 4.0 e no que as mesmas podem proporcionar futuramente. No ramo das geotecnologias já podemos observar a diversificação na entrega dos produtos para os clientes, trazendo a imersão bidimensional ou tridimensional para aumentar a interatividade do contratante com o produto solicitado. Isto se torna mais atrativo para o cliente, trazendo experiências de valor para o mesmo.

Segundo um estudo realizado pela companhia internacional Zion Market Research, essas ferramentas tem o potencial para atingir crescimento de 85% ao ano em todo o mundo até o final de 2021, alavancando a indústria 4.0. Mas o que é a RA e a RV? E como elas impactam no seguimento das geotecnologias? A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite juntar elementos virtuais à nossa visão de realidade. A Realidade Virtual, por sua vez, é a tecnologia que cria um ambiente virtual no qual você pode se inserir e interagir. Ambas se tornaram tecnologias amplamente difundidas, tornando-se aliadas importantes na entrega de produtos para o cliente e na redução de custos em projetos que demandam volta a campo e ou visitas periódicas.

Convém lembrar que a Realidade Virtual pode ser usada principalmente em produtos derivados do Sensoriamento Remoto e do Aerolevantamento, gerando um ambiente virtual em que se pode andar livremente e é mais imersivo usando equipamentos como o VR (óculos de Realidade Virtual). Normalmente para que isso aconteça, é preciso de uma

máquina de rendimento elevado para processar os dados gerados pelo levantamento, não sendo incomum ultrapassar 50GB por processamento. É uma ótima forma de fazer análises, evitando volta a campo e ajuda a corrigir erros posteriores. Além disso, a Realidade Aumentada pode ser usada como uma interação mais direta com o cliente, de forma que o produto geo gerado tenha mais valor agregado. Um bom exemplo disso é a inserção de um QR code que revela o Modelo digital do Terreno (MDT) tridimensional na planta gerada. Juntamente ao modelo, outras formas também podem ser visualizadas como marcas da empresa e medidas de interesse. Essa técnica aumenta a credibilidade e frisa o diferencial do serviço realizado.

Dessa Maneira, é possível identificar o diferencial de um projeto entregue ou feito com algumas dessas tecnologias, gerando mais valor e reduzindo custos. A tendência é que ambas dominem o mercado e que nós vejamos com cada vez mais frequência e sempre de forma mais imersiva e inovadora, principalmente na área das geotecnologias. Outras melhorias também serão observadas no aumento da capacidade de monitoramento, correção, redução de custos, agregação de valor ao produto gerado e satisfação do contratante.


Redator: Pedro Henrique Peixoto

Referencias

• https://www.iberdrola.com/inovacao/o-que-e-realidade-aumentada

• https://canaltech.com.br/rv-ra/o-que-e-realidade-virtual-conheca-esta-tecnologia-que-pode-mudar-o-mundo-154999/

• https://geosense.net.br/2021/08/06/realidade-virtual-vr-e-realidade-aumentada-ar-para-usuarios-de-drones/

• https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6853116498706214912/


10.810 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page