top of page
  • Mensurar Júnior

RBMC: o que é e qual a sua utilidade?


RBMC significa Rede Brasileira de Monitoramento Continuo dos Sistemas GNSS. Criada em 1996 pelo setor de Geodésia do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), utiliza o Sistema de Referência SIRGAS2000. É um grande e complexo sistema de estações pertencentes ao SGB (Sistema Geodésico Brasileiro) que capturam continuamente sinais de satélites GPS. Atualmente existem mais de 100 estações espalhadas pelo Brasil e fornecem suporte fundamental às atividades de mapeamento do território nacional. Recebe o suporte de instituições de ensino estaduais e federais, além de órgãos governamentais.


Iniciado na década de 40, o SGB, era representado pelo monitoramento vertical e horizontal de pontos de referência. Este sistema era fiscalizado e controlado pelo setor de Geodésia do IBGE. Entre as décadas de 50 e 70, foi adotado como Sistema de Referência o Córrego Alegre, tendo origem astronômica. Logos após, foi criado provisoriamente o Sistema de Referência Astro Datum Chuá, que serviu como teste até a elaboração do SAD69 (South America Datum), adotado na década de 70 como o novo Sistema de Referência em solo nacional.


Já em 1991, o IBGE adota o sistema GPS (Global Positioning System) e o torna oficial em 1994 aplicado em conjunto ao SAD69. Após 20 marcos geodésicos terem sido fixados em solos Paranaenses em 1995, viu-se a necessidade de ajustar o Sistema de Referência, passando-o para WGS84 e implementando-o em 1997. Posteriormente chega-se ao SIRGAS2000 (Sistema de Referencia Geocéntrico para las Américas), atual Sistema de Referência em nosso território e consequentemente das coordenadas dos pontos da RBMC.


Onde encontrar dados e informações?

Pesquisando por “RBMC IBGE” você encontra o site oficial, clicando em “Dados diários e situação operacional” e posteriormente em “Download de dados” (acima do mapa), é possível escolher a estação que quiser por data de observação. É possível visualizar a localização de cada ponto RBMC por meio de um mapa interativo. Para dar zoom no mapa pressione CTRL + mova o scroll do mouse. Para obter os dados de um ponto RBMC basta clicar sobre ele no mapa, escolher uma data para as observações e por fim clicar em “Fazer Download” (abaixo da data escolhida). Aguarde uns segundos e logo abaixo aparecerá os arquivos brutos em .zip e o relatório da data escolhida.

Geralmente os arquivos .zip, após extraídos, geram outros arquivos de extensões “.d, .g, .n” contendo os dados brutos das observações de satélites GPS. Os relatórios indicam as coordenadas UTM, altitude e os desvios padrões para o ponto desejado.



Qual sua utilidade?

Esta estrutura nacional de monitoramento serve como base para projetos de diversas áreas, principalmente na Agrimensura e seus ramos. Informa diariamente, com alto desempenho e precisão, as coordenadas extraídas dos receptores usados no projeto, trazendo assim mais segurança e confiabilidade no processamento de dados topográficos.


A RBMC também colabora para pesquisas climáticas, georreferenciamento de imóveis rurais, transmissão de energia, trânsito aéreo, marítimo e terrestre, entre outros setores.


Redator: Hugo Barros

Revisão: Setor de Projetos


Fontes:

  • bit.ly/2QySKPD

  • bit.ly/32sHozc

  • bit.ly/3sxVUR1

  • bit.ly/3sw2gAb

  • bit.ly/3xid2hp

4.300 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page