top of page
  • Mensurar Júnior

QGIS

QGIS ou QuantumGis é um software de SIG, Sistema de Informação Geográfica, que possui código aberto e gratuito. Ele é compatível com Linux, Windows, Mac OSX, Unix e Android e sustenta formatos de vetores, rasters e bases de dados, assim como outras funcionalidades.

O QGIS é um projeto da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo), com seu lançamento datado de julho de 2002. Seu código conta com linguagens de programação de C++, python e Qt.

Qualquer um pode programar para o QGIS, tanto é que no site tem uma área para tal, com possibilidade de escrever códigos nas linguagens de programação já citadas. O QGIS pode ser usado para construção de plantas, mapas, georreferenciamento, análises de dados geoespaciais (onde há localização geográfica do dado), entre outros.

Os formatos de arquivos mais comuns no QGIS são os vetores e os rasters. Os vetores são geometrias que podem ser de três tipos: ponto, linha ou polígono. Para abrir esse tipo de dado, é necessário ter no mínimo três arquivos todos com mesmo nome, com tipo de extensão diferente seriam elas: shp, contendo as formas vetoriais; dbf, com a tabela de atributos; shx, que posiciona a geometria, ligando os outros dois arquivos. Há mais extensões, tendo dados que chegam a ter cinco arquivos, porém tendo apenas os três citados já é possível abrir o arquivo. Já o raster é uma imagem que é usada quando não se pode representar em vetor. Pode-se transformar vetor em raster, e vice-versa, mas a constante transformação entre os dois tipos de formatos acarreta perda de informações.

Também é possível carregar arquivos do tipo csv no QGIS. Tais arquivos são muito comuns em excel, libreoffice e planilhas google. É um tipo de arquivo separado por vírgula que quando carregado aparece como uma tabela de atributos. É possível fazer a junção do arquivo com outro arquivo que tenha informação geoespacial ou criar a partir dele um shapefile.

Outro software bem conhecido de SIG é o ArcGIS, que é um software desenvolvido pela Ersi, com licença paga de 100 dólares ao ano para indivíduos (500 reais ao ano) e para empresas é necessário solicitar um orçamento no site da Ersi. As comparações entre ArcGIS e QGIS são inevitáveis, com a maior delas sendo o preço, facilidade de obtenção do produto e os desenvolvedores. Enquanto o ArcGIS é desenvolvido pelos funcionários da empresa, o QGIS é desenvolvido por voluntários e há possibilidade de apoiá-lo com doações no próprio site.

O QGIS está na sua versão 3.18.3 'Zürich', lançada em 14 de maio de 2021. Algumas versões bem conhecidas e mais estáveis são a 2.18 “Las Palmas”, 3.4 “madeira”, 3.10 “A coruña” e 3.14 “Pi”.


Redação: Larissa Pereira

Revisão: Setor de Projetos



Referências:

QGIS. Um Sistema de Informação Geográfica livre e aberto. Disponível em < https://www.qgis.org/pt_BR/site/ > Acesso 07 junho. 2021.

Comunidade QGISBrasil. O que você pode fazer? Disponível em < https://qgisbrasil.org/#como-participar > Acesso 07 junho. 2021.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page