top of page
  • Mensurar Júnior

A estrutura dos Processos Seletivos em Empresas Juniores

O Movimento Empresa Júnior tem se expandido cada vez mais. São mais de 1.300 organizações sem fins lucrativos presentes em todos os Estados do país, incluindo o Distrito Federal, e 28.000 empresários juniores que compõe cada uma dessas empresas. Mas como se entra em uma dessas “EJs”?


Todas as empresas juniores adotam o sistema de Processo Seletivo para receber novos membros em suas respectivas equipes. Cada empresa tem sua estrutura de “PS”, que costumam ser feitos a cada início de período ou a cada ano.

Em geral, a estrutura mais utilizada pelas empresas é a de 4 etapas: Inscrições + Dinâmicas em grupo + Entrevistas individuais + Fase trainee. A seguir veremos um pouco mais sobre cada uma.


1ª Etapa: Inscrições

Essa é de cara a etapa mais importante, pois é onde tudo começa. É essencial que a pessoa ao se inscrever, esteja matriculada na instituição de ensino superior qual a Empresa Júnior está ligada. A equipe responsável pelo Processo Seletivo costuma colocar perguntas conhecidas como “Fit Cultural”, para saber um pouco do perfil do candidato e se esse perfil se adequa ao da empresa. Para algumas EJs, essa etapa não é desclassificatória, pois eles preferem conhecer mais sobre a pessoa nas próximas etapas.


2ª Etapa: Dinâmicas em grupo

Após a triagem das inscrições, os candidatos se reúnem junto aos representantes da Empresa Júnior para as famosas dinâmicas em grupo. Muitas empresas começam suas reuniões com um quebra-gelo, para relaxar as pessoas que costumam estar tensas nesses momentos, e para desde já conhecer aos poucos os pretendentes à essas vagas tão sonhadas por muitos. Após isso, os candidatos são separados em pequenos grupos, onde são dados alguns problemas que eles deverão resolver em conjunto. É observado o comportamento da pessoa, a cooperatividade e o desenvolvimento ao lidar com o outro. Para algumas EJs, essa etapa é desclassificatória.


3ª Etapa: Entrevistas Individuais

Os selecionados na etapa de dinâmicas em grupo vão para a fase de entrevistas individuais. O responsável pela entrevista ao candidato faz perguntas para conhecer ainda mais o perfil dessa pessoa, como sobre o que ela gosta de fazer nos tempos vagos, o que não gosta, e para entender também como ela se vê, quais defeitos acha que tem, suas qualidades, e entre outros. Com base nas entrevistas, a equipe responsável começa a ter uma noção maior de quem se encaixa em cada vaga, e por isso, essa etapa costuma ser desclassificatória.


4ª Etapa: Fase Trainee

A famosa Fase Trainee é onde os aprovados das entrevistas individuais passam por um treinamento para a empresa saber se essa pessoa está apta ou não a entrar na vaga. Cada trainee é posto em um setor específico (onde seu perfil mais se encaixou), em que terá de fazer tarefas dessa área. Dependendo da EJ, a fase trainee tem duração de 1 a 6 meses. Cada tarefa tem seu prazo, e os diretores querem ver o desempenho dos trainees durante essa fase que também é muito importante no Processo Seletivo. Os candidatos que não entregam as tarefas a tempo ou que a diretoria percebe que não estão fazendo, ou que não procuram aprender a fazer, são desclassificados. Os aprovados na fase trainee são efetivados na Empresa Júnior.


Lembrando que as etapas podem variar de empresa para empresa, e caso o candidato não for aprovado durante o processo seletivo, pode ter certeza que apenas por ter participado já consegue adquirir conhecimentos, tanto sobre a empresa, quanto sobre ele mesmo, sabendo quais são seus pontos fortes e fracos, e que com um pouco de esforço, consiga ser aprovado em uma segunda oportunidade.


Mas agora que você já sabe como funciona os Processos Seletivos nas Empresas Juniores, que tal se juntar ao movimento também? Procure a EJ mais próxima de você. Caso não tenha, procure a Federação do seu Estado ou a Confederação Brasil Júnior para criar uma EJ que será uma grande oportunidade tanto para você quanto para outros estudantes de sua graduação.


Redatora: Lorenza Santiago – Assessora de Marketing

Revisão: Setor de Projetos


Referências:

https://administradores.com.br/noticias/empresas-juniores-movimentaram-mais-de-r-70-milhoes-em-2021

177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page