Agrimensura

no

Dia a Dia

  O engenheiro agrimensor é responsável por descrever, definir e monitorar espaços físicos, através de cálculos, equipamentos como mira de nivelamento, estação total, aparelho receptor de sinais de posicionamento, imagens de satélites, fotografias aéreas e sistemas de posicionamento global. Após a captação dos dados, o profissional faz seu processamento e gera os produtos necessários por meio de softwares.

  A agrimensura está por trás das obras, construções, projetos de estradas, drenagem, barragens, projeto e implantação de loteamentos, terraplenagens, redes de saneamento, planejamento de cidades, demarcação de pontos de referência, regularização fundiária e muito mais.
 Antes de iniciar uma obra, o trabalho do engenheiro agrimensor é essencial, pois prepara as áreas urbanas e rurais que serão modificadas, sendo o responsável pelos cálculos de fundações, aterros e de referenciar precisamente dados do solo envolvido na obra.
 Nas áreas rurais, o agrimensor realiza serviços para regularizar propriedades de acordo com as normas de registro, além de realizar projetos de drenagem e irrigação de precisão. Também está envolvido em projetos de reflorestamentos e agricultura, na definição de áreas de plantio e nível pluviométrico, vazão da água dos rios e mensuração do espaço de vegetação original remanescente.
 No setor jurídico, é responsável, por meio da engenharia legal, pela execução de perícias realizadas em caso de litígio de divisas, desapropriação, inventários e documentos de terrenos, além de ser integrante fundamental no planejamento  urbano e áreas relacionadas a infraestrutura urbana e transporte.

 

 Você sabia que o engenheiro agrimensor é um profissional tão versátil e com tantas competências? Contate a Mensurar Júnior para esclarecer suas dúvidas e realizar projetos.